Seja Bem vindo!!!

Muito obrigado por visitar meu blog...

Fique sabendo que fico feliz por poder compartilhar uma ínfima parte de meu trabalho...
Forte e carinhoso abraço...

Cada um tem um código "genético" diferente!!!

Cada um tem um código "genético" diferente!!!
Qual o seu código "genético"?

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Indivíduo Brasileiro (Rodrigo Ribeiro)

Imagina-se que um indivíduo brasileiro chegue aos seus 15 anos sabendo ler e escrever corretamente sua língua materna pelo simples fato de que naturalmente desenvolva a língua que desde sua gestação vem escutando e se utilizando para a comunicação, somente por sua natureza de, por instinto, buscar compreender o que outros lhe comunicam e de conseguir se comunicar.
Apesar do desenvolvimento natural da língua materna, a língua portuguesa ter variações, se torna ainda mais fácil aprendê-la cabendo ao indivíduo brasileiro apenas o interesse em aperfeiçoá-la e utilizá-la bem.
Com este argumento, desconsideraria a ideia de serem punidos quando errarem na utilização de sua língua, seja na comunicação verbal, seja escrita, porém outro argumento não permite desconsiderar a punição e ainda revela como devem ser punidos.
O fato da educação brasileira desde o Jardim de Infância transmitir o uso correto da escrita e da fonética das palavras, sua acentuação, sua conceituação, enfim, sua essência, faz revelar certo desprezo por aqueles que comentem a ousadia de aos 15 anos não saberem, por exemplo, diferenciar vogais de consoantes, ou ainda mais, não saberem o que são vogais ou consoantes.
A ousadia de desvirtuarem a própria língua utilizando-a mal tanto na escrita quanto, e ainda mais, na fala criando neologismos impossíveis de virem a ser corretos. Por mais que haja variações linguísticas não argumenta a favor de tal erro, muito menos diminuir a responsabilidade dos educadores de corrigirem estes indivíduos brasileiros no momento correto.

Moral da história: Corrigir faz bem, com a correção contínua aprendemos a nos corrigir e sempre que somos corrigidos corretamente somos levados a compreender melhor o que nos faz errar e como regularizar... Precisamos ser melhores, falar melhor, precisamos conhecer nossa língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário